terça-feira, 30 de novembro de 2010

FERNANDO VALLE - UM HOMEM BOM

A POLÍTICA faz-se com os afectos e com a razão.

Foi este o legado que FERNANDO VALLE nos deixa e aqui evocamos na passagem do sexto aniversário da sua morte :


" Fernando Baeta Cardoso do Valle (Cerdeira, 30 de julho de 1900 — Coimbra, 27 de Novembro de 2004, médico, político português, fundador histórico do Partido Socialista Português e maçom.

Médico de Arganil, Maçon, Republicano Socialista, uma figura incontornável da República Portuguesa. Republicano de sempre, foi um destacado opositor ao Estado Novo. Esteve no “reviralho” e nas campanhas de Norton de Matos e Humberto Delgado. Escondeu em sua casa “clandestinos” perseguidos pela Polícia Política. Atendeu na Serra de Arganil graciosamente quem procurava os seus cuidados médicos. Membro fundador do PS, quando a democracia chegou poderia ter sido o que ele quisesse - assim o disse Almeida Santos. Apenas aceitou o convite para ser Governador Civil de Coimbra, era preciso consolidar o regime democrático e Fernando Valle sabia-o bem – tinha visto cair a I República.
Quando os estudantes da Universidade saíam à rua ou vinham ao seu gabinete ouvia-os e quando necessário lembrava-lhes que não há aqui ninguém mais á esquerda que eu.
Depois voltou para sua Coja (Arganil) e continuou a exercer “Humanidade”.
No final da sua vida teve ainda força para manifestar o seu incómodo com a emergente liderança do PS. Depois de Sócrates subir ao poder não teve pejo em afirmar ao “Comércio do Porto”: O Bloco de Esquerda é uma esperança para mim. Quase me apetecia votar neles, só não o faço por compromissos anteriores.
Os seus confrades maçons dizem que partiu para o Oriente Eterno. Há quem diga que permanece vivo na memória dos homens e mulheres que, como ele, teimam em cultivar a Fraternidade."
                        ( apud Wikipédia c/ sublinhado n/ )

[ Homenagem a um HOMEM BOM - familiar próximo de um querido amigo meu, o Dr. Baeta da Veiga - cujo exemplo não pode deixar de ser lembrado com a saudade que só os maiores nos deixam.
O sublinhado do texto citado não pretende qq. "apropriação" abusiva de um vulto engagé em quadrante partidário diverso, mas tão somente evidenciar a abertura de espírito, a razão e os afectos daqueles que são efectivamente grandes. ]

5 comentários:

  1. Bento:

    Estás a fraquejar. Já elogias um nome do PS. Ou a tua intransigência é só contra os vivos?

    Registo, de qualquer modo, a tua necessidade de citares uma figura de referência do PS, para fazeres subir a auto-estima do BE.

    Abraço.

    RN

    ResponderEliminar
  2. Rui,
    O pior cego é o que não quer ver.
    E em vez de ler, treslê...
    E assim, no teu afã partidário, diria que quase sectário, confundes a homenagem que quiz deixar a um exemplo de esquerda ( tu próprio tb. o és, e já o disse por mais do que uma vez ) com partidarites deslocadas. E outros exemplos poderia ter dado de outros tantos quadrantes partidários.
    Mas eu até isso posso entender, apesar de ter tido o expresso cuidado de salvaguardar qq. interpretação abusiva de "apropriação". O que aliás fiz por excesso de cautela ( vejo agora que não suficiente )
    Só não entendi é como queres ir aos milhafres ( cfr. facebook ) quando não possuimos senão uma flaubert de chumbos para os pardais.
    A não ser que acredites que o Durão Barroso, lá em Bruxelas, municiado com "zagalotes" - muitos deles provisionados pelo PS -, ande à caça dos javalis e dos milhafres...
    Mas também aqui não te faço essa injustiça.

    ResponderEliminar
  3. Bonita homenagem a Fernando Valle.
    Infelizmente para o Partido Socialista, homens desta estirpe contam-se pelos dedos no seu seio.
    Fernando Valle era um visionário.
    Apercebeu-se bem cedo que, o PS que ajudou a fundar, foi perdendo as suas raízes, como é possível constatar nos dias de hoje.
    A sua lealdade para com os verdadeiros Socialistas, não lhe permitia uma "traição" ao partido, Partido Socialista.
    A sua referência ao Bloco de Esquerda, não é mais do que um grito de alerta para com os militantes do PS. Viu no BE o que pretendia ver no PS. Socialismo.
    Acima do PS, há acrescentar que a sua partida para o Oriente Eterno foi, uma grande perda para Portugal e para a Democracia.
    O Portugal democrático ficou muito mais pobre !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só hoje respondo, pois tb. só agora tive conhecimento do seu comentário, que agradeço, em particular pela cogente necessidade de reposição nos devidos termos desse vulto que foi FERNANDO VALE.
      Não tenho o gosto e o privilégio de o conhecer pessoalmente. Ou a memória, que já me vai traindo, não o permite .
      Facto é que, apesar de formalmente ter dado por encerrado este blog,não pude deixar de dar nota que fiquei sensibilizado com as suas palavras pois era mesmo essa a intenção do m/ post.
      Ou seja,não pretendia qualquer apropriação partidária abusiva de um nome.
      Como diz, e eu não o diria melhor," foi, uma grande perda para Portugal e para a Democracia" .
      É que antes da clubite partidária, temos o Socialismo!
      Permita-me um abraço, e
      Bem haja!

      Eliminar
    2. Com muito gosto virtualmente o abraço !
      Obrigado.

      Eliminar