segunda-feira, 13 de julho de 2009

Os media nas mãos do capital eleiçoeiro



Pacheco Pereira tem uma nova tribuna na SIC . Para agora, em época de eleições, desancar o "inimigo".
Mas aqui há dias, no passado dia 12 de Julho, fiquei nauseado. E nauseado até ao ponto de não encontrar outro termo, pois não consigo, nem quero, utilizar eufemismos.

Vejamos os factos ( que cito de memória ) :

A agência LUSA, diz-nos PP, veiculou duas notícias consecutivas com teor diferente àcerca dos estivadores que tinham estado à porta de S. Bento a insultar o Primeiro Ministro :

Primeiro, diz-nos PP, a Lusa utilizou todo o vernáculo alegadamente transmitido por esta agência noticiosa :

De " f. p. .." a " p...que p...", nada faltou ...

Num segundo tempo, continua PP, a Lusa deu a mesma notícia, mas sem o vernáculo.

PP embandeira em arco, e vai daí e reproduz no canal da SIC, e no seu programa " ponto / contraponto" durante cerca de 1 a 2 minutos [ tempo que retive por estimativa ] aquelas obscenidades, em letra de forma [ que ele até sublinhou c/ tinta fluorescente ] e em écran fixo [ p/ que se visse bem e não escapasse ao espectador menos atento ] !!!

E tudo isto a pretexto da cogência de uma alegada "ética jornalística" e de um suposto apuramento da verdade : censura do governo ou mau jornalismo da Lusa ?!!!

Como pode esta luminária pôr no éter tantas obscenidades dirigidas a um seu adversário político, o qual, ainda por cima, em muito pouco difere dele próprio ...?!

As pérolas assim veiculadas por PP via SIC foram, como era de esperar, projectadas com total impunidade face ao poder dos reguladores dos media !...

Entidades reguladores que, tb. elas indirecta ou directamente nas mãos de 2 ou 3 grupos económicos, obviamente não tocam na liberdade de expressão do PP e do capital.
E muito em particular em tempo de eleições.

Estão é naturalmente ... preocupadas com o RONALDO que se vende a si próprio, vendendo o Real Madrid e é cash garantido p/ as televisões privadas ( e não só ) !

É demais! Poupem-nos a estas emissões tóxicas .

Enxovalham o autor ( mas isso é o menos, pois ele até está consciente ... e não se importa ), enxovalham quem as vê ( que pode mudar de canal, mas fica por inércia ou p/ ver até que "ponto" vai a desvergonha ) e enxovalham a SIC ( que não quer que se mude de canal ).

Este " ponto / contra- ponto" é bem o espelho da total falta de vergonha, despudor e oportunismo político eleiçoeiro, angelicamente difundido e travestido como programa televisivo cujo propósito se pode resumir assim :
Quanto mais alienados os espectadores estiverem, melhor !
Maior é o lucro.
Só continuamos é sem "saber" se o programa pertence à grelha informativa, política ou de entretenimento folclórico da Sic.
Mas isso que importa ? Seja qual for a grelha, a intenção, essa continua a perceber-se.

E percebe-se bem porque sabemos quem paga.
Sem rodendrinhos, Balsemão paga a Pacheco.
E fica tudo em família...

Por mim, acabou-se. Estou farto. Mudo de canal .

.

Sem comentários:

Enviar um comentário