sexta-feira, 3 de julho de 2009

Cornos ou chifres ?



Estes últimos dias tenho-me lembrado insistentemente de um notável professor do meu liceu ( prof. de latinidades ), o Dr. GASPAR DA COSTA, infelizmente já falecido e que me deixou grande saudade.


É que ele está certamente a revolver-se no túmulo com esta farsa de chamar chifres aos cornos. Como ensinava a um dos seus alunos que pudicamente traduzia do latim a palavra " cornu " por "chifres " :

São "Cornos", menino ! São "cornos" !

A língua não precisa efectivamente de francesismos quando cá temos as nossas próprias palavras. Como dizia Aquilino, o léxico é rico.

Aqui fica pois esta justa e sentida homenagem a GASPAR DA COSTA, meu querido e saudoso mestre.
Pena que seja a propósito de tão picaresco episódio ( mas, atenção!, que não é privilégio exclusivo da n/ terra ! ) .


Mas os senhores comentadores e jornalistas são muito "delicadinhos". Preferem o francês, optam por aquilo que supõem ser um eufemismo e ... abastardam a nossa língua.
Já não bastava o abastardamento da política para agora ainda ter que gramar com a pudicícia e a hipocrisia dos galicismos.


Quanto ao ministro em desgraça, nada há a dizer para além de que foi pena ele não ter ido embora há mais tempo.
Não pelos cornos, mas pela sua total inépcia e inabilidade políticas.
Que Manuel Pinho fique agora em paz e na prosperidade dos BES's deste país... e, já agora, com óptimas férias . Tal como as férias dos trabalhadores que ele diz ter ajudado...


Só mesmo Sócrates é que podia ter-se lembrado desta luminária.
HAJA DEUS !
.

1 comentário: