terça-feira, 28 de julho de 2009

A feira das vaidades



Miguel Vale de Almeida ocupa um 7º lugar nas listas do PS por Lisboa. Joana Amaral Dias terá sido tentada por um 2º lugar por Coimbra.
A sede de protagonismo é muita e os líderes partidários sabem-no bem .

Quanto à Joaninha voa voa, já em tempos andou por outras paragens...., mas parece que isso pouco importou ao BE, pois que vem agora louvar a sua dignidade na recusa contra a alegada oferta de um lugar de direcção num Instituto Público .
Só que a Joana guarda um silêncio ensurdecedor e continua lá na estranja caladinha como um rato... a cuidar da sua " própria agenda" e da sua figurinha .

O que não se entende é esta postura do BE, que premiando agora o silêncio da senhora, deixa encalacrado o líder do seu partido e cauciona através do Louçã o que ela própria não cauciona.
Outra "aventura soarista" da Joaninha ?!...
O que é que esta menina continua a fazer no Bloco ?
Porque não vai, de mala aviada e uma vez por todas, p/ o PS de mãos dadas c/ o Miguel Vale de Almeida ? Assim, sim, seria mais digno.

Quanto a este, MVA , considerando os "motivos" que invocou no seu blog e que abaixo se transcrevem parcialmente, por mim tudo bem ( já devia é ter ido há mais tempo ) .
É que em jeito de justificação para o 7º lugar elegível, diz -nos MVA :

" ...Fi-las [ críticas ao PS quando militava no BE ] por achar que o PS deve ser mais explicitamente de esquerda e rever os erros da terceira via e da cedência a uma suposta inevitabilidade neo-liberal no mundo de hoje. Fiz essas críticas ao mesmo tempo que fui afirmando a minha opção política por uma social-democracia a sério e o meu desejo de que a ruptura histórica entre a área do PS e a área do BE fosse (seja) ultrapassada graças ao contributo daqueles e daquelas que se revêm numa esquerda social -democrata. Continuarei a fazer críticas com estes pressupostos." ( sic. c/ negrito n/ )

Lindo menino, que por este andar é capaz de chegar a cabeça de lista da social democracia no PSD !...


Mas o que efectivamente se lamenta é que esta praga dos joguinhos da pequena política e das medíocres feiras de vaidades tenha também já chegado ao BE.

E lamenta-se também que o Bloco continue a acolher no seu seio estes epígonos da social democracia, como se nada fosse .

É que na casa da democracia, e não nos referimos apenas ao parlamento, cabe também quem tem uma opção de raíz socialista.E esta não se confunde com a opção social democrata, do PS, do PSD ou outra !

Ou será que o BE, enredado nos bastidores da pequena política e na caça ao voto, já se esqueceu deste truísmo ? Continuo a pensar que não !

E não se diga que esta é uma opção "radicalista", de baias estreitas e sem sentido, pois quem assim pensa, obviamente o seu lugar é noutras paragens...

Pois é claro que se a opção for social democrata, então o caminho é no PS ( ou, quem sabe?, no PSD...)

Mas, para tanto, deverá também fazer previamente uma opção pelo neo liberalismo, pois tem sido esta a premissa base destes partidos .

A não ser que..., com alguns líricos, se continue a pensar que uma táctica "entrista" no PS, viabilizando a conquista mais fácil dos votos, se ganham as massas para a opção socialista .

Até agora, e já lá vão alguns longos anos, a realidade política tem-se incumbido de demonstrar o contrário...

Nem sequer um único dirigente PS "verdadeiramente socialista", lírico ou não ( pq. também aí os há, convictos e autênticos, supondo-se consequentes! ), conseguiu sequer chegar às instâncias institucionais onde efectivamente se resolvem estas questões.

Basta atentar que nenhum dos elementos do PS da da corrente de opinião "Esquerda Socialista" foi integrado em qualquer lugar das listas de candidatos à Assembleia da República. E, no entanto, esta corrente de opinião tem 11 % dos membros da Comissão Política Nacional e da Comissão Nacional ( cfr. blog de Rui Namorado - " O GRANDE ZOO " )
...

1 comentário: