sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

ALEGRE E CAVACO - dois percursos, dois carácteres

Breve balanço pré-eleitoral em oito itens:

  1. Quando Manuel Alegre ( MA ) era perseguido e forçado a exilar-se pela ditadura, Cavaco Silva ( CS ) assinava requerimentos ( com o "abono"  suplementar de terceiros a atestar a sua boa conduta, os quais nem sequer lhe eram exigíveis ) para o então ditador lhe permitir sinecuras !
  2. Quando MA na Voz da Liberdade, Rádio Argel, combatia o salazarismo, CS, agradecido e obrigado, obedientemente, não " fazia política" e, mais recentemente não teve uma palavra de répúdio na cena internacional perante  os insultos do Presidente checo.
  3. Quando MA se insurgia contra as políticas de direita do governo, CS cooperava estrategicamente ....!
  4. Quando MA pisa o terreno da esquerda, CS subscreve e agradece os apoios da direita, que não regateiam, pese embora alguns arrufos de namorados....
  5. Quando com MA sempre se bateu pela democracia ( pobre, mas democracia ), com CS desconhece-se até se, em romagem ao passado, não regressará às origens, assinando novos / antigos "requerimentos" à procura de sinecuras...
  6. Quando a verticalidade e honestidade política de um estão efectivamente traduzidas no seu "histórico", a do outro está no site presidencial....
  7.  Quando se trata do BPN ou da " toca do coelho", CS não esclarece, esconde e " cala a verdade" das misteriosas acções e insondáveis vivendas adquiridas com os homens da fraude do século em Portugal, seus antigos colaboradores, amigos e vizinhos.
  8. Quando ANTÓNIO VIEIRA ( CS nem saberá quem é, pois não conhece sequer o número de cantos d' Os Lusíadas ), já citado neste blog, em 1654 proferiu o célebre " Sermão aos peixes ", só por impossibilidade temporal não estava a pensar nos dias de hoje, e assim concluimos :
" ... A primeira cousa que me desedifica, peixes, de vós, é que vos comeis uns aos outros. Grande escândalo é este, mas a circunstância o faz ainda maior. Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos. Se fora pelo contrário, era menos mal. Se os pequenos comeram os grandes, bastara um grande para muitos pequenos; mas como os grandes comem os pequenos, não bastam cem pequenos, nem mil, para um só grande....A maldade é comerem-se os homens uns aos outros, e os que a cometem são os maiores, que comem os pequenos...."


E AQUI NESTA CAMPANHA, QUEM COME QUEM ?

Sem comentários:

Enviar um comentário