terça-feira, 6 de outubro de 2009

As comemorações da República e " O Reizinho"













.
Primeiro nem se repara, passa quase despercebido. Depois, tem um sabor estranho e esotérico. Por fim, aparece a realidade em todo o seu esplendor, ou seja, o Sr. Presidente e a sua santa ignorância.

Resolveu mudar o local das comemorações do 5 de Outubro . Da Câmara Municipal de Lisboa, onde foi proclamada a República, para a "sua casa", ou melhor, para Belém.
E "justificou-se" com a campanha autárquica. Que os portugueses podiam ser induzidos em erro e supô-lo colado a qualquer partido... ( representado na Câmara ? )

E de uma só penada, põe fim ao simbolismo e tradição das comemorações, postergando aqueles valores a que tanto apego diz ter.
Mas, bem vistas as coisas, não surpreende. Ele é assim mesmo.

O Senhor Presidente é um ignorante.
Não sabe quantos Cantos tem " Os Lusíadas" .
Não sabe que os e-mails e os computadores são vulneráveis .
Não sabe que a Democracia obriga a ter coragem e falar verdade, mesmo quando erradamente supõe que os portugueses confundem um discurso de comemoração da República pronunciado no local próprio, a varanda da C.M.L., com opções partidárias.
Não sabe que a República não se confunde com os partidos políticos que a fazem respirar Democracia.
Enfim, não sabe o que é a República e o que é a Democracia.

Este senhor não é um Presidente.
Este senhor é um Reizinho, o do "Primeiro de Janeiro"

.
PS - Já depois de ter publicado o post, tive conhecimento que o Sr. Presidente sentiu uma vez mais necessidade de se "explicar". Talvez alertado pelo assessor Fernando Lima...
Só que os precedentes que agora vem invocar, para além de maus exemplos, têm no seu caso outra matriz : a decantada ignorância do explicador e a falta de um cravo ao peito... ( 09/10/09 )

.

Sem comentários:

Enviar um comentário