terça-feira, 21 de abril de 2009

cuba - o embargo

O embargo a Cuba está novamente debaixo dos holofotes.
El bloqueo constitui um dos mais duradouros embargos económicos na história moderna que veio sendo ampliado sucessivamente pelos vários presidentes dos EUA.
Há que não perder a memória da magnitude desta barbárie que se arrasta há quase 50 anos contra o povo cubano.
Aqui deixamos o contributo de algumas notas colhidas na Wikipédia.

" *É proibido a empresas de terceiros países a exportação para os Estados Unidos de qualquer produto que contenha alguma matéria-prima cubana (A França não pode exportar para os [[Estados Unidos]] uma geléia que contenha açúcar cubano).
*É proibido a empresas de terceiros países que vendam a Cuba bens ou serviços nos quais seja utilizada tecnologia estadunidense ou que precisem, na sua fabricação, produtos dessa procedência que excedam 10% do seu valor, ainda quando os seus proprietários sejam nacionais de terceiros países.
*Proibe-se a bancos de terceiros países que abram contas em dólares norte-americanos a pessoas individuais ou jurídicas cubanas, ou que realizem qualquer transacção financeira em essa divisa com entidades ou pessoas cubanas, em cujo caso serão confiscadas. Isso bloqueia totalmente Cuba de utilizar o dólar em suas transações de comércio exterior.
*É proibido aos empresários de terceiros países levar a cabo investimentos ou negócios com Cuba, sob o suposto de que essas operações estejam relacionadas com prioridades sujeitas a reclamação por parte dos Estados Unidos da América. Os empresários que não se submetam a essa proibição serão alvo de sanções e represálias como o cancelamento, ou não renovação, de seus vistos de viagem aos Estados Unidos"
( sic )

Sem comentários:

Enviar um comentário